sexta-feira, 24 de junho de 2011

Entenda o que é o DDoS e como ele nos afeta, veja também 3 programas para defesa

Você deve estar se perguntando como os hackers do grupo Lulz e Anomymous tem sido tão bem sucedidos em seus ataques, mesmo não tendo um conhecimento tão grande - pelo que pode ser notado nos chats que vazaram com conversas do grupo.

O problema com o tipo de ataque que tem sido executado é que ele esta se aproveitando de algo que não é exatamente uma falha de segurança mas sim uma falha de projeto por assim dizer.
Servidores Http, o tipo de servidor que hospeda um site, respondem a todas as requisições feitas por um usuário, o problema ocorre quando o numero de requisições é maior do que o servidor consegue processar tirando do ar, a solução simples encontrada por muitas vitimas deste tipo de ataque tem sido simplesmente desligar tudo e aguardar algum tempo até religar.
Veja o esquema abaixo
Muitos usuários tem mostrado medo em relação a estes ataques talvez por um exagero por parte da mídia, acreditando que até seu sistema esta em risco, o que é um mito pois os ataques tem como alvo grandes servidores e não usuários.
O problema vêem para o nosso lado apenas quando por exemplo o tipo de ataque muda de DDoS para invasão direta através de alguma falha permitindo desde modo aos crackers roubaram informações, mas a falha esta quase sempre em seu próprio comportamento online e não no sistema.
A nível de usuário atualmente você deve se preocupar com sites que tentam instalar qualquer coisa em seu sistema e isto ocorre principalmente quando a curiosidade fala mais alto e você clica naquela famosa url  encurtada.
O método principal para se chegar a um PC é convencer seu dono a instalar algum software para permitir este acesso, não existe programa mágico de ataque a PCs como é muito comum de ser ver pelo Google ou o famoso "Tutorial de invasão definitivo", são todos mais uma forma de convencer você a instalar algo malicioso em seu sistema.
E as soluções para estes casos não mudam do que já é conhecido, eu recomendo 3 softwares para tentar segurar este tipo de ataque
  • Antivirus , recomendado Avast por seu bloqueio ativo de paginas em tempo real - DOWNLOAD
  • Firewall, recomendado Comodo Firewall-DOWNLOAD
  • AntiMalware , recomendado MalwareBytes -DOWNLOAD
Esta é a sua linha de frente para garantir que pelo menos o seu lado da equação esteja funcionando sem problemas, e em relação aos ataques do Lulz e Anonymous não existe nada que possamos fazer a não ser aguardar e tomar as providências citadas.
Evitar dar atenção para este tipo de grupo cracker é outra dica, ou seja não os siga no twitter, em recentes conversas vazadas do grupo Lulz pode se notar que eles tem feito isto apenas pela fama e nada mais, seu objetivo é apenas se tornar conhecido e se aproveitar de usuários desavisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário