terça-feira, 7 de junho de 2011

Foguete amador decola na Dinamarca



SÃO PAULO – Um foguete amador foi lançado com sucesso hoje na Dinamarca.

Com nove metros de altura e pesando 1,6 tonelada, o Heat-1X Tycho Brahe voou durante 21 segundos com combustível de oxigênio líquido e atingiu a velocidade supersônica antes de abrir o paraquedas e cair.

O foguete não tripulado, feito em casa, foi lançado de uma plataforma no Mar Báltico, próxima à ilha de Bornholm. Ele foi batizado em homenagem ao astrônomo dinamarquês do século 16 Tycho Brahe.

Embora tenha sido projetada para atingir 16 km de altitude, a nave conseguiu menos da metade desta altura. Ainda assim, o lançamento foi bastante comemorado pela dupla Peter Madsen e Kristian von Bengtson, os dois dinamarqueses que o construíram, especialmente porque a primeira tentativa de decolagem, em setembro, havia fracasso.

A dupla fundou a empresa Copenhagen Suborbitals para arrecadar fundos e construir o foguete sem fins lucrativos – para o projeto, foram gastos até agora 37 mil euros. O objetivo final é, um dia, enviar um homem ao limite do espaço, cerca de 100 km acima da superfície.

(Minha opinião)

Se amadores conseguem lançar um foguete com sucesso por conta propria, como um país com tantos recursos e um departamento inteiro apenas para isso, falha tanto?

 Fonte - Info (Abril)

--By PapoFurado--

Nenhum comentário:

Postar um comentário