segunda-feira, 13 de agosto de 2012

E agora, em quem confiamos?

Hoje me deparei com a seguinte situação:

Navegando no Facebook, viu um post da Folha de São Paulo que dizia que escutar música no trabalho, melhora a produção. Porem minutos depois, me deparo com um post da revista Super Interessante dizendo exatamente o contrario. Bom, são duas fontes que até onde sei são bastante confiáveis, e agora? O que fazer?

Folha de São Paulo: Ouvir música no trabalho melhora a produtividade, diz estudo
Revista Super: Ouvir música no trabalho prejudica mesmo a produtividade



Versão da Folha de São Paulo:

Ouvir música no trabalho melhora a produtividade, diz estudo





Uma pesquisa feita na Universidade de Miami (EUA) indica que ouvir música no trabalho pode melhorar a produtividade do funcionário. O estudo, feito com profissionais do setor de tecnologia, indica que, em geral, aqueles que costumam escutar canções terminam suas tarefas mais rápido e têm ideias melhores, porque o som melhora o humor.
"Quando você está estressado, pode tomar decisões de modo mais precipitado, porque está com um nível de atenção muito baixo. Quando seu humor está mais positivo, você pode analisar melhor as opções", disse Teresa Lesiuk, professora do departamento de musicoterapia da universidade, responsável pelo estudo, ao jornal "The New York Times".
Mas há diferenças nos resultados de acordo com o nível de experiência do funcionário. A pesquisadora diz que as pessoas com "experiência moderada" no trabalho foram as que mais se beneficiaram, enquanto os mais mais vividos na profissão não apresentaram muitas melhoras na produtividade. E a música pareceu distrair os mais novatos.
Mas é preciso estar atento à política da empresa --se ficar com fones de ouvido no escritório é aceitável na organização. Também é indicado impor limites, já que ouvir música o dia todo pode ser classificado como mal-educado pelos colegas. Amit Sood, médico da Clínica Mayo, diz que entre 15 e 30 minutos são suficientes para melhorar a concentração e que canções sem letra funcionam melhor.



Versão da SuperInterresante:

Ouvir música no trabalho prejudica mesmo a produtividade


(Essa é pra esconder do chefe.) Psicólogos da Universidade de Wales, no Reino Unido, apareceram para dizer que, apesar de várias pesquisas mostrarem que a música tem váriosefeitos positivos sobre a nossa capacidade mental (memória, atenção etc.), as empresas que proíbem os fones de ouvido durante o expediente estão certinhas: de acordo com eles, a música não faz bem nenhum à produtividade. E isso seja a sua banda do coração tocando no iPod ou o som daquele hit pavoroso do rádio vindo lá de não sei onde.
Em testes, voluntários que ouviram música – em diferentes momentos, canções de artistas queridos (entre eles, Rihanna, The Stranglers e Arcade Fire) e a faixa Thrashers, da banda Death Angel, da qual ninguém gostava (!) – tiveram um desempenho “mais pobre” nas tarefas atribuídas do que os que ficaram quietinhos no silêncio. Os pesquisadores dizem que o estímulo sonoro é bom para preparar a mente antes do trabalho. Durante o expediente, as variações acústicas nos deixam confusos. E bem menos eficientes.
Mas a gente pode muito bem fingir que esse estudo não existe, que esse post nunca aconteceu e continuar com o som rolando solto, né? É o meu plano, pelo menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário