terça-feira, 9 de outubro de 2012

Força Aérea americana produziu disco voador


São Paulo — Nos anos 50, a Força Aérea dos Estados Unidos encomendou o projeto de um disco voador supersônico à empresa canadense Avro Aircraft. Alguns detalhes desse exótico empreendimento tecnológico se tornaram públicos, nesta semana, após a liberação de documentos antes classificados como secretos.
O projeto 1.794, de 1956, era audacioso. Ele previa a construção de um disco voador capaz de decolar e pousar na vertical. Essa prodigiosa aeronave deveria voar a uma velocidade entre 3.700 e 4.900 quilômetros por hora, de três a quatro vezes a velocidade do som. Poderia subir a 30 mil metros de altitude.
São características que superam as do SR-71 Blackbird, o detentor do recorde mundial de velocidade para aviões. Esse jato espião, que foi usado pelos americanos entre 1966 e 1998, atingiu 3.529 km/h em seu voo recordista, em 1976. O recorde não foi quebrado até hoje.
Os documentos recém-liberados incluem desenhos mostrando como deveria ser a exótica aeronave. Ela não faria feio num filme de ficção científica dos anos 50. A única especificação destoante era o alcance de 1.800 quilômetros, modesto em comparação com as distâncias voadas pelos aviões de hoje.
O projeto foi cancelado em 1961. Pelo que se sabe, o máximo que os engenheiros conseguiram foi construir protótipos que se elevavam poucos metros acima do chão, e por apenas alguns minutos. Eram instáveis, perigosos, lentos e incapazes de levar cargas pesadas. Alguns desses protótipos podem ser vistos no vídeo abaixo.

Na minha opinião, "Ovnis" na verdade sempre foram maquinas ou veículos totalmente terraqueas. Desde a época de Hitler até mesmo de Leonardo da Vinci já existiam protótipos e até mesmo modelos de aviões e maquinas voadores com formatos estranhos.
Os americanos "roubaram" muitos projetos alemães, assim como "importou" a tecnologia de foguetes dos alemães que dessa época através da convocação "voluntaria" de cientistas Nazistas em troca do perdão pelos seus crimes.
Apesar de ser menos evidente do que a extravagancia de Hitler em buscar novas tecnologias, os americanos tem a mesma sede em obter novas tecnologias a todo custo.
Existe um episodio de um programa no History Channel que mostra desenhos de projetos secretos Nazistas, mas que após algum tempo esta sendo desenvolvida pela NASA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário