segunda-feira, 13 de junho de 2011

Carro transparente vai a leilão nos Estados Unidos

Uma casa de leilões nos Estados Unidos vai colocar à venda o que diz ser o primeiro carro transparente feito no país, um Pontiac de 1939. O veículo foi o astro da Feira Mundial de Nova York em 1939-40, quando fez parte da exposição "Futurama", da General Motors. Agora será o destaque no leilão do Concours d’Elegance of America, que será realizado em 30 de julho, em Plymouth.
pontiac transparente (Foto: Divulgação/RM Auction)Pontiac transparente vai a leilão em julho (Foto: Divulgação/RM Auction)
Segundo a RM Auctions, o "carro de vidro" tem motor de 85 cavalos, de seis cilindros, e câmbio de três velocidades. Feito sobre o chassi do Deluxe Six, ele é obra do designer Norman Bel Geddes e fruto da parceria da GM com a Rohm & Haas, que desenvolveu o acrílico Plexiglas que, nos anos seguintes, passou a ser empregado em diversos setores, além do automobilístico.

O exterior foi moldado a partir do desenho do Touring Sedan. A estrutura de metal do interior foi banhada a cobre e os equipamentos, inclusive o painel, foram cromados. O carro conta ainda com pneus na cor branca. O custo de produção chegou a US$ 25 mil, considerado uma pequena fortuna para a época, diz a casa de leilões.
Após a feira, o carro ficou exposto no Instituto Smithsonian, em Washington, até 1947, e depois passou por várias revendas na Pensilvânia até ser comprado por colecionadores. A família que o possui atualmente adquiriu o Pontiac nos anos 80.
pontiac transparente (Foto: Divulgação) Fonte - FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário