terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba mais sobre os principais navegadores de internet


Nos anos 90, o mercado de tecnologia ficou marcado pela batalha entre a Netscape e a Microsoft. O Netscape (desenvolvido pela empresa com o mesmo nome) liderava entre os internautas, mas era desafiado pelo Internet Explorer, desenvolvido pela Microsoft. A disputa foi além da conquista pela preferência entre os usuários e, por diversas vezes, os embates entre as empresas figurou nos tribunais. De certa forma, a disputa pelo número de usuários foi vencida pelo Internet Explorer, destinado ao sistema operacional Windows, que desfrutou de uma liderança absoluta por muitos anos. Apesar de o Netscape ter sido descontinuado, seu DNA ainda está presente, já que a partir dele surgiu o projeto Mozilla Firefox.


Na prática, a finalidade mais elementar de um navegador é permitir a visualização de conteúdos disponíveis na internet e redes internas. Para isso, basta que seja informado o endereço ao navegador. Sendo assim, o programa que permite a exibição de páginas web deveria ser irrelevante. Mas os tempos são outros e os navegadores não têm mais apenas a função de exibir páginas da internet. As alternativas foram se multiplicando e conquistando adeptos, muitas vezes apaixonados. Além da variação na preferência entre os usuários, outros sistemas operacionais se popularizaram e, com eles, os seus próprios navegadores. Devido à constante necessidade de oferecer mecanismos de segurança na navegação, estabilidade, interatividade e velocidade na exibição de conteúdo, a escolha de um navegador passou a representar uma diferença significativa para os usuários.
Nesta coluna, irei apresentar os principais navegadores de internet e suas principais características. Não se trata de um comparativo com o objetivo de indicar o melhor, e sim demostrar ao leitor quais são as funcionalidades mais relevantes oferecidas por cada um dos programas.
O mais popularO Internet Explorer está no topo do ranking dos navegadores de internet mais usados. Ele é gratuito e acompanha o sistema operacional Windows. Encontra-se atualmente na versão 9, que não está disponível para usuários do Windows XP, mesmo que ele ainda seja a versão mais usada do sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.
Principais recursos do Internet Explorer
– Transformar a página num aplicativo na área de trabalho, permitindo que o usuário defina sites como se fossem aplicativos instalados no PC. Através dessa configuração, ao invés de apenas manter os sites nos favoritos, eles ficarão acessíveis mais facilmente através de ícones.
– Gerenciador de downloads integrado.
РMais estabilidade e seguran̤a.
РSuporte aprimorado para HTML5 e CSS3, o que permite uma navega̤̣o plena para que o internauta possa usufruir dos recursos implementados nos sites mais modernos.
– Com a possibilidade de adicionar complementos, o navegador já não é apenas um programa para acessar sites. Dessa forma, é possível instalar pequenos aplicativos que melhoram a navegação e oferecem funcionalidades adicionais.
– One Box: recurso já conhecido entre os usuários do Google Chrome, agora está na versão mais recente do Internet Explorer. Através dele, é possível realizar buscas apenas informando a palavra-chave digitando-a na barra de endereços.
O MultiplataformaO Firefox é um navegador quem contém no cerne do seu código o que restou do antigo Netscape Navigator. Atualmente na versão 4, é um forte candidato a comprometer a liderança do Internet Explorer. No lançamento deste ano, foram 6 milhões de downloads em apenas 24 horas. Desenvolvido pela Fundação Mozilla, é distribuído gratuitamente para usuários dos principais sistemas operacionais. Ou seja, mesmo que o usuário possua uma versão defasada do sistema instalado no PC, ele poderá ser instalado. A sua evolução é contínua, destacando-se na inovação, principalmente no suporte a complementos e aos padrões W3C.
Principais recursos do Firefox– Melhora no gerenciador de consumo de memória RAM e velocidade na navegação.
– Novo visual.
– Reposicionamento das abas e verificação se o endereço informado pelo usuário ainda está ativo. Nesse caso, ao invés de abrir uma nova aba, o usuário será redirecionado para a que estiver em uso.
– Grupo de abas: recurso que permite ao usuário organizar as abas que estiverem abertas, conforme a sua necessidade.
– Firefox Sync: permite ao usuário sincronizar os favoritos com dispositivos móveis.
O inovadorO Google Chrome é outro navegador que vale a pena conferir. De acordo com a estatística disponível num site especializado, ele praticamente supera a preferência entre os internautas brasileiros, se comparado com o Firefox. É possível instalar o Google Chrome nas principais versões do sistema operacional Windows (XP/Vista/7) e também no Linux e Mac. A versão estável atual é a 12, mas também é possível baixar e instalar as versões que ainda estão em fase de desenvolvimento.
Principais recursos do Google Chrome– Desempenho: a cada versão, fica mais evidente o esforço em oferecer um navegador rápido e com amplo suporte as tecnologias de desenvolvimento de conteúdo web mais recentes.
РIntegra̤̣o com ferramentas na 'Nuvem'.
– Amplo suporte ao HTML 5.
– Sincronização com os itens favoritos definidos pelo usuário.
– Instalação de extensões: o Google oferece uma ampla variedade de extensões para o navegador, a partir da sua Chrome web store. Um exemplo é a extensão para acompanhar as notícias do portal G1.
– PDF sem a necessidade de plugin: é possível ler arquivos no formato PDF sem que tenha sido instalado um plug-in para a visualização desse tipo de arquivo.
– Speech Input: é uma API que dá suporte à transcrição de fala para textos que são interpretados pelo navegador.
– Suporte nativo a 3D: através do WebGL, é possível implementar animações em 3D em conteúdo web.
O desafianteEnquanto os navegadores já consagrados na preferência dos internautas procuram oferecer cada vez mais funcionalidades e desempenho, existe uma excelente alternativa e que não fica devendo em nada de funcionalidades, o Opera browser. O navegador tem surpreendido a cada versão, desde a correção de bugs, suporte especificações recomendadas pela W3C, funcionalidades e velocidade na exibição das páginas. Assim como o Google Chrome e o Firefox, é possível instalar o Opera nos principais sistemas operacionais.
Principais funcionalidades do Opera– Desempenho: de acordo com o fabricante, na versão 11, o Opera apresenta um desempenho oito vezes mais rápido que a sua verão anterior.
– Instalação reduzida: em poucos instantes o navegador já está pronto para ser usado.
– Organizador de abas: para usuários que acessam inúmeras abas simultaneamente, o navegador permite que elas sejam melhor organizadas empilhando-as com se fossem folhas, além de permitir a visualização de miniaturas das páginas que estiverem abertas.
– Cliente de e-mail no próprio navegador: é possível configurar diretamente no navegador contas de e-mail. Assim, além de navegar na internet através das abas, também é possível acessar os e-mails sem ter que recorrer a outras ferramentas.
– Compartilhamento de arquivos: através de um recurso chamado Opera Unite, é possível compartilhar arquivos (documentos, fotos, vídeos, músicas) usando o próprio navegador.
РGeolocaliza̤̣o: o navegador, a cada verṣo, apresenta melhorias na integra̤̣o de servi̤os online que acessam informa̵̤es de localiza̤̣o.
O navegador da MaçãUma outra alternativa de navegador para usuários de PC é o Safari. Inicialmente concebido como o navegador padrão no Mac OS X, também existe uma versão para Windows, seguindo a tendência de navegadores que procuram processar as páginas em menor tempo possível. O Safari também conta com a possibilidade de instalação de extensões.
Principais funcionalidades do Safari
– Compatibilidade com as tecnologias HTML 5, Flash e Silverlight.
РCompatibilidade com recursos de acessibilidade para portadores de defici̻ncia.
РAmplia̤̣o diferenciada na exibi̤̣o do conte̼do do site.
– Legendas para vídeos em HTML 5.
РGaleria de extens̵es.

Enfim, existem diversos navegadores disponíveis no mercado e os apresentados nesta coluna estão entre os mais usados. O ideal é que o leitor avalie qual navegador se encaixa ao seu perfil e qual irá melhor atender às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário