sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Relação estável pode acentuar hábitos ruins de um dos parceiros

Há estudos já realizados que indicam que casais de longa data, com relacionamentos estáveis, incorporam hábitos saudáveis como parar de fumar. Agora, uma pesquisa mais recente afirma que um dos parceiros pode também 'copiar' alguns comportamentos negativos da sua cara metade em relação à saúde.

Essa tendência é válida para casais héteros, gays e de lésbicas, de acordo com a pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Cincinnati (EUA), a ser apresentada na convenção anual da Sociedade Americana de Sociologia, no próximo dia 23.

O grupo estudado era formado por 122 casais --sendo 31 duplas de héteros, 15 gays e 15 lésbicos-- que estavam juntos há, no mínimo, 8 anos até 52 anos.

Todos discorreram sobre a "influência ruim" no relacionamento em temas como fumar, beber, consumo de comida, modo como dormiam, atividade física e hábitos de saúde.

A professora-assistente de sociologia, Corinne Reczek, explica que são três as formas de 'contágio' entre casais antigos.

Por influência direta de um parceiro (um deles adquire o hábito ruim do outro), pela sincronização (os dois compartilham o mesmo hábito ruim porque estão juntos) e pela noção individual de responsabilidade (o lado saudável do casal não quer interferir na atitude do outro).

O dado no mínimo curioso é que, entre héteros, os homens levaram a culpa: eles foram apontados como sendo a "influência ruim" do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário