Tudo isso fez com que a britânica Emily Brooke, estudante de design, projetasse o Blaze, um dispositivo criado para alertar os motoristas quando um ciclista está se aproximando. Emily consultou especialistas em segurança rodoviária, uma empresa de ônibus e psicólogos de trânsito, enquanto projetava o Blaze. Sua invenção acabou lhe dando uma bolsa em um curso na Babson College, em Massachusetts, onde ela continuará a aperfeiçoar o projeto.
O Blaze é embutido no guidão da bicicleta ou motocicleta, ele utiliza um laser para projetar uma luz verde brilhante no asfalto, projetando um símbolo bem na frente do motorista. A esperança é que o motorista perceba o símbolo na rua e mesmo que não tenha visto o ciclista, pelo menos olhe duas vezes antes de mudar de faixa.
Qualquer pessoa que tenha usado uma bicicleta no trânsito da cidade sabe o quanto isso é perigoso. Mas a saúde e benefícios ambientais são numerosos e bem documentados, por isso, a expectativa é que dispositivos como o Blaze fiquem mais populares, fazendo com que as bicicletas se tornem mais seguras em cidades grandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário